quarta-feira, 9 de novembro de 2011


Meu projeto 

1.Título:
O resgate do brincar :brincando também se aprende.

2. Apresentação:
O presente projeto visa delinear a proposta de trabalho a ser realizada com nossos alunos do 1º e 2º Ciclos de Aprendizagem, no que tange aos aspectos lúdicos e de recreação de nossa escola, durante o decorrer deste ano letivo de 2011.
                      Nesse projeto procuraremos resgatar as brincadeiras de ruas, isto é as brincadeiras de ontem, hoje e criaremos brincadeiras também, sempre observando e direcionando os aspectos psicomotores a desenvolver. Pois, entendemos que o brincar na escola, deva ser diferente do brincar na rua, sendo que a professora deve utilizar a brincadeira como recurso, orientando esse brincar, visando atingir os objetivos educacionais.
         
3. Justificativa:
Em nossos dias vemos a maioria das crianças dentro de casa fixadas em vídeo games ,jogos eletrônicos, computadores .As brincadeiras bem mais criativas e divertidas estão sendo esquecidas ao longo do tempo .Hoje quase não vemos brincadeiras como bolinha de gude ,pega-pega ,roda pião, pipa ,pular cordas ,etc.
A tecnologia e a violência restringem as crianças de saírem para fora de casa brincar ,ficando assim cada dia mais sedentário e sozinhos.
A brincadeira educa e deseduca, escraviza e liberta os gestos, as atitudes de amizade, de partilha, de solidariedade ,de serviço, de justiça e de atenção aos mais fracos.
Também é possível identificar as atitudes egoístas, gestos que revelam o espírito de ambição, de competição, atitudes de dominação, de idéias e expressões machistas, racistas, de marginalização, de exploração, de violência... brincadeiras também serão relembradas por membros de suas famílias, pela comunidade e realizadas por seus colegas da turma.
Pensando nisto resolvemos aliar a informática para a pesquisa e resgate das brincadeiras antigas, já que contribuirão para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual dos alunos. Estas brincadeiras também serão relembradas por membros de suas famílias, pela comunidade e realizadas por seus colegas de turma. Queremos sensibilizá-los para os elementos que cada brincadeira oferece para a reflexão:  concentração ,respeito ,criatividade auto-estima ,atenção à saúde entre muitos outros.

3.Objetivos:
        ·          Educar para a solidariedade, para o respeito e para a cooperação;
·          Reconhecer semelhanças e diferenças das crianças de hoje e de outros tempos;
·          Identificar o cotidiano de uma crianças nos tempos atuais;
·          Pesquisa com as crianças quais brincadeiras mais gostam;
·          Resgatar as brincadeiras de antigamente;
·          Desenvolver a coordenação motora ampla;
·          Estimular os alunos ao respeito das regras e ao companheirismo nas atividades competitivas;
·          Promover a estimulação do raciocínio, da percepção e da agilidade;
·          Despertar a percepção dos limites do corpo;
4.Metodologia:
O trabalho aqui proposto busca trabalhar a recreação, como algo que venha a contribuir no processo ensino-aprendizagem .No entanto, apesar de este estar inter-relacionado com outras áreas, terá que ser especificado um horário próprio para as pesquisas e a prática recreativa. Com referência ao ambiente devemos ter claro que este abarca desde o pátio da escola, que é o espaço mais amplo, onde acontece as brincadeiras espontâneas e mais diversas, até o pátio, a sala de aula e a sala de informática que é um espaço menor e devido a isto, também as atividades são mais calmas e envolvem jogos que não exploram tanto o aspecto físico, mas colaboram no desenvolvimento mental. Recuperar através de entrevistas com os pais, avós, amigos, vizinhos e na internet  as  brincadeiras que poderão ser utilizadas na escola.
5. Avaliação:
A avaliação se dará no transcorrer das atividades através do desempenho e participação dos alunos. 


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