Os alunos viram vídeos de crianças pulando elástico e fizemos pesquisa na sala de quem conhecia essa brincadeira.
O mais interessante foi que a maioria deles nunca tinham visto alguém brincando de pular elástico.
Depois de combinado com a turma a sequência de pulos fomos para o pátio brincar.
Houve participação de todos os alunos e a prática dessa brincadeira está invadindo o recreio da escola.
Aí percebemos a interação da nossa turma ensinando alunos de outra turma brincar.
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
domingo, 20 de novembro de 2011
Bola de gude ou búlico
Aprendemos brincar de Escravos de Jó e vimos que a coordenação motora não vai muito bem assim!!!
Escravos de Jó
Formada a roda, as crianças (ou jogadores) permanecem ficar sentadas, com um objeto igual para todos (pedrinhas, copo, caneca, etc), na mão direita. Ao ritmo da música, marcando os tempos fortes, iniciam a brincadeira de passar o objeto que têm na mão direita para o vizinho da direita colocando-o no chão na frente do colega.
Quando a letra diz “tira” ergue-se a mão direita com o objeto e quando a letra diz “bota”coloca-se o objeto novamente no chão.
Quando a letra diz "zigue, zigue, zá", o objeto é retido na mão direita, e só passado para a pessoa da direita na última palavra
Vão saindo da roda aqueles que se perderem no ritmo, ou passarem mal o objeto.
Escravos de Jó (versão "tira-bota")
Escravos de Jó jogavam caxangá
Tira, bota, deixa ficar...
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá;
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá.
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Meu projeto
1.Título:
O resgate do brincar :brincando também se aprende.
2. Apresentação:
O presente projeto visa delinear a proposta de trabalho a ser realizada com nossos alunos do 1º e 2º Ciclos de Aprendizagem, no que tange aos aspectos lúdicos e de recreação de nossa escola, durante o decorrer deste ano letivo de 2011.
Nesse projeto procuraremos resgatar as brincadeiras de ruas, isto é as brincadeiras de ontem, hoje e criaremos brincadeiras também, sempre observando e direcionando os aspectos psicomotores a desenvolver. Pois, entendemos que o brincar na escola, deva ser diferente do brincar na rua, sendo que a professora deve utilizar a brincadeira como recurso, orientando esse brincar, visando atingir os objetivos educacionais.
3. Justificativa:
Em nossos dias vemos a maioria das crianças dentro de casa fixadas em vídeo games ,jogos eletrônicos, computadores .As brincadeiras bem mais criativas e divertidas estão sendo esquecidas ao longo do tempo .Hoje quase não vemos brincadeiras como bolinha de gude ,pega-pega ,roda pião, pipa ,pular cordas ,etc.
A tecnologia e a violência restringem as crianças de saírem para fora de casa brincar ,ficando assim cada dia mais sedentário e sozinhos.
A brincadeira educa e deseduca, escraviza e liberta os gestos, as atitudes de amizade, de partilha, de solidariedade ,de serviço, de justiça e de atenção aos mais fracos.
Também é possível identificar as atitudes egoístas, gestos que revelam o espírito de ambição, de competição, atitudes de dominação, de idéias e expressões machistas, racistas, de marginalização, de exploração, de violência... brincadeiras também serão relembradas por membros de suas famílias, pela comunidade e realizadas por seus colegas da turma.
Pensando nisto resolvemos aliar a informática para a pesquisa e resgate das brincadeiras antigas, já que contribuirão para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual dos alunos. Estas brincadeiras também serão relembradas por membros de suas famílias, pela comunidade e realizadas por seus colegas de turma. Queremos sensibilizá-los para os elementos que cada brincadeira oferece para a reflexão: concentração ,respeito ,criatividade auto-estima ,atenção à saúde entre muitos outros.
3.Objetivos:
· Educar para a solidariedade, para o respeito e para a cooperação;
· Reconhecer semelhanças e diferenças das crianças de hoje e de outros tempos;
· Identificar o cotidiano de uma crianças nos tempos atuais;
· Pesquisa com as crianças quais brincadeiras mais gostam;
· Resgatar as brincadeiras de antigamente;
· Desenvolver a coordenação motora ampla;
· Estimular os alunos ao respeito das regras e ao companheirismo nas atividades competitivas;
· Promover a estimulação do raciocínio, da percepção e da agilidade;
· Despertar a percepção dos limites do corpo;
4.Metodologia:
O trabalho aqui proposto busca trabalhar a recreação, como algo que venha a contribuir no processo ensino-aprendizagem .No entanto, apesar de este estar inter-relacionado com outras áreas, terá que ser especificado um horário próprio para as pesquisas e a prática recreativa. Com referência ao ambiente devemos ter claro que este abarca desde o pátio da escola, que é o espaço mais amplo, onde acontece as brincadeiras espontâneas e mais diversas, até o pátio, a sala de aula e a sala de informática que é um espaço menor e devido a isto, também as atividades são mais calmas e envolvem jogos que não exploram tanto o aspecto físico, mas colaboram no desenvolvimento mental. Recuperar através de entrevistas com os pais, avós, amigos, vizinhos e na internet as brincadeiras que poderão ser utilizadas na escola.
5. Avaliação:
A avaliação se dará no transcorrer das atividades através do desempenho e participação dos alunos.
Assinar:
Postagens (Atom)